Escrito por: Mileni Francisco | novembro de 2023
Zouk Music é o maior canal de músicas para dançar Zouk Brasileiro do mundo com quase 100 mil inscritos e mais de 500 vídeos no YouTube. Vinicius Mesquita (DF) tinha um mês de dança de salão quando criou o canal, no dia 26 de julho de 2011. Na época, tinha acabado de descobrir o Zouk Brasileiro e praticava a modalidade a 1 mês. Assim que virou bolsista na escola, frequentando as aulas de Zouk e conversando com os alunos, percebeu que eles tinham muita vontade de treinar as movimentações que aprendiam em sala, mas não tinham as músicas que costumavam ouvir na aula. Vini conta que boa parte dos professores da cena eram DJs e não gostavam da ideia de compartilhar as músicas que eles tocavam nos bailes.
Não havia muitas referências musicais na época. “Quando pesquisava no Google ou no próprio Youtube “música para dançar zouk”, Morango do Nordeste era a primeira, a segunda e, se pudesse, ainda apareceria uma terceira vez, lembra Vinicius. Por isso, ele pediu músicas para o seu professor, que passou algumas faixas via pendrive. “Muitas das faixas não tinham o nome da música ou do cantor, era “Faixa 1, Faixa 5, etc”, lembra Vinicius. Então, no início, ele procurava as canções colocando trechos do que entendia da letra no Google e Youtube pra ver se encontrava o artista por trás da música. Quando descobriu um Fórum de músicas africanas chamado Som Criolo e o site SoulZouk – criado por China, professor de Zouk – descobriu o nome das músicas e dos cantores das faixas.
Ao reunir um número expressivo de canções, criou o canal Zouk Music com o objetivo de de fornecer músicas para os alunos de Zouk Brasileiro poderem treinar em casa ou com os amigos em qualquer lugar com apenas um link. Músicas muito rápidas ou de algum estilo específico não eram selecionadas para garantir que fosse acessível para alunos de diversos níveis de conhecimento dançarem. A ideia era colocar músicas que representassem a história do Zouk Brasileiro, mas também colocar o que fosse atual, desde que fosse “dançável”.
Vinicius lembra que tiveram músicas que foram colocadas no canal Zouk Music antes mesmo dos próprios cantores terem um canal próprio dentro da plataforma. O canal tomou proporção e viralizou, impactando alunos, profissionais do meio e até as pistas de dança. Vários DJs que queriam ingressar no Zouk Brasileiro usavam o canal como fonte de pesquisa para tocar as músicas em bailes. No período, muitos artistas nem imaginavam que suas músicas tocavam no Brasil e que as pessoas dançavam. Uma das canções é da dupla de cantores KP2, que lançou algumas músicas na internet em parceria com o Zouk Music. O mesmo aconteceu com DJs e cantores de Zouk no Brasil. “O canal fez essa ponte mais fácil entre os artistas até de fora com o público brasileiro”, garante.
Por conta dos direitos autorais, o canal não é monetizado. Vini explica que a maior motivação para seguir com o canal sempre foi poder contribuir para o crescimento do Zouk Brasileiro e ajudar as pessoas. Hoje, a placa de 100 mil inscritos decora a casa de Vinicius e o canal soma mais de 55 milhões* de visualizações,
“O canal me trouxe muitas alegrias e surgiu da vontade de ajudar os alunos a terem como treinar mais em casa e poderem se divertir fazendo bailinho entre eles”.
*informação atualizada em janeiro de 2025.