Entenda mais sobre as regras, categorias e critérios de avaliação da principal competição de improviso no Zouk Brasileiro
Escrito por: Mileni Francisco | novembro de 2023
Cada dançarino/a recebe um número para identificação e são divididos em baterias – grupos com oito casais, em média –, de forma que os jurados consigam avaliar todos. Em cada bateria, os casais são definidos em ordem aleatória e dançam uma música lenta de até dois minutos e meio, depois acontece mais uma alteração entre as duplas que dançam uma música rápida com a mesma duração. Todos os grupos são julgados pelos mesmos jurados que definem as pessoas que passam para a Etapa Final e aqueles que ficam como Alternatives (Alternativos), caso algum finalista não apareça. A avaliação dos jurados acontece de forma individual nas preliminares. Na última etapa, os competidores são avaliados pela performance da dupla por uma série de critérios e podem dançar na modalidade Spotlight (apenas um casal na pista) ou em pequenos grupos.
No J&J do Zouk Brasileiro, a capacidade de improviso e a criatividade dos dançarinos encanta a quem assiste. Os competidores fazem o público sentir-se parte da dança, animando e surpreendendo a plateia. À medida que a competição avança de nível/categoria, a técnica dos dançarinos que permanecem é cada vez melhor, então a musicalidade e sua interpretação chamam mais atenção. Larissa comenta que nos níveis Advanced e All-Star são pequenos shows por parte dos competidores. “Tem que ter a capacidade de entretenimento, de chamar a atenção do público. É o momento de testar sua capacidade de adaptação com um parceiro que não é seu parceiro [habitual] e com a música que não conhece.”


Jack and Jill Avançado (não oficial) do Zouk Lovers em 2023 | Crédito: Léo Silva
Conteúdo
Divisões da competição
As categorias oficiais do J&J separam pessoas em níveis, de acordo com o número de pontos adquiridos na competição. Se nunca competiu, não possui ponto e participa como Newcomers ou Novice. A categoria Newcomers se refere aos recém chegados, mas como a maioria dos eventos não oferece essa divisão, as pessoas entram no Novice. Professores que nunca participaram da competição oficial e ensinam a, no mínimo, dois anos, podem enviar um vídeo para a avaliação do Conselho e se forem aprovados, entram no nível Intermediate. Para avançar na competição, cada divisão exige um número mínimo de pontos.
Número de participantes por divisão no Jack and Jill do BZDC
- Newcomer: +500
- Novice: +1700
- Intermediate: +700
- Advanced: +200
- All-Star: +60
- Champion: +20
Total: +3300 participantes
Atualizado em janeiro de 2025
As divisões não representam, de fato, o nível da pessoa. Muitos competidores iniciantes (de verdade), estão competindo com profissionais no Novice porque ainda alcançaram a pontuação necessária para avançar ou por não terem 2 anos como professores. Enquanto no nível Intermediate reúne profissionais ou pessoas com um nível bem avançado e não dançarinos, de fato, intermediários. Larissa acredita que em alguns anos a divisão realmente será compatível com a capacidade dos dançarinos, à medida que mais profissionais entram no All-Star.
Outra categoria comum é o Invitation (Convidado), em que o dançarino precisa ser convidado pela organização do evento e, como mistura pessoas de níveis diferentes, não recebe pontos. Os profissionais da divisão Champions possuem 10 anos ou mais de ensino de dança, reconhecimento nacional e internacional e só entram se forem convidados pelos diretores do BZDC. Atualmente, existem apenas 28 pessoas na categoria dos Campeões.
Regras de participação
Toda e qualquer pessoa pode se inscrever para participar independente do nível, tempo ou experiência com a dança. Por exigir capacidade de adaptação, a pessoa precisa saber dançar com alguém que nunca viu e explorar o melhor da sua dança e da do outro. É um momento feito para as pessoas se desafiarem e evoluírem. O Rio Zouk Congress 2023 (RZC 2023), por exemplo, somou 260 competidores em três divisões: Novice (104), Intermediate (100) e Advanced (56). No RZC e no IZC (International Zouk Congress), em São Paulo, em 2025, o número de competidores foi maior que 300.
Competidores por categoria no Rio Zouk Congress 2023
Novice | Intermediate | Advanced |
68 Followes | 55 Followes | 27 Followes |
36 Leaders | 45 Leaders | 29 Leaders |
Cada dançarino escolhe qual papel deseja desempenhar naquela competição: Leader (Líder) ou Follower (Seguidor/a). Pode trocar de papel entre competições, desde que participe em um nível de competição por evento, conforme regras do BZDC. Da mesma forma, não é possível trocar de papéis durante a dança. Se há diferença entre o número de condutores e de conduzidos, alguns competidores são chamados para dançar novamente.
Orientações da competição
Não pode:
- Dançar no tempo da Lambada;
- Dançar descalço ou de meia;
- Usar adereços, figurinos e/ou trajes de show;
- Movimentos com “pegadas”, quando os dois pés de um dos parceiros deixam o solo e seu peso é sustentado.
Recomendações e obrigações:
- Vestir-se com roupas confortáveis para dançar;
- Usar sapatos é obrigatório;
- Calçar salto não é obrigatório, mas os jurados analisam o grau de dificuldade. Por exemplo, se uma pessoa faz um giro de salto e outra fez com tênis, entende-se que o nível de dificuldade de quem fez usando salto é maior;
- Fazer “quedas” é permitido, desde que um dos pés de cada parceiro se mantenha no chão.
Para saber todas as regras de participação, leia o guia para competidores da BZDC.


Jack and Jill Avançado (não oficial) do Zouk Lovers em 2023 | Crédito: Léo Silva
Escolha das músicas
Além do improviso como par, no Jack and Jill oficial também ocorre o improviso musical. Como precisam dançar duas músicas, uma lenta e outra rápida, apenas DJs registrados pelo BZDC podem tocar no Jack and Jill oficial. Para conseguir esse registro é necessário realizar um treinamento.
As músicas não são escolhidas na hora que o casal entra na pista, são pré-determinadas. Antes da competição, o/a DJ cria duas pastas por divisão, uma com músicas rápidas e outra com lentas. Quando o primeiro casal ou grupo de casais entra na pista, lança a primeira música lenta e, em seguida, a primeira música rápida e segue a ordem. A transição entre a lenta e a rápida dura o tempo dos dançarinos finalizarem a primeira dança e se posicionarem para a segunda.
Cada nível exige critérios para a escolha musical. No Novice, por exemplo, possui músicas mais marcadas, enquanto nas outras divisões não há necessidade de ter a marcação tão evidente. Em todos os níveis as canções escolhidas devem ter velocidades iguais ou parecidas, mas todas devem ser, obrigatoriamente, quaternárias, para ser compatível com a estrutura musical do Zouk Brasileiro.
Regras para a escolha das músicas por divisão
Novice | Intermediate | Advanced |
Música rápida, não pode passar de 84 BPM* e não pode ser mais lenta que 80 BPM | Música rápida, de até 86 BPM e não menos que 78 BPM. | Música rápida, não ultrapassando 90 BPM e acima de 78 BPM |



Jack and Jill (não oficial) da Escola de dança 3D em São Paulo em 2023 | Crédito: Baila Mundo
Julgamento e pontuação
Para ser jurado do Jack and Jill oficial é necessário passar pelo treinamento do Brazilian Zouk Dance Council. Ao todo são mais de 260 jurados espalhados pelo mundo. É possível conhecer a lista de jurados oficiais. Após receber a capacitação, a pessoa está apta a julgar o nível abaixo daquele que compete. Exceto pelas divisões All-Star e Champions, em que os participantes competem e julgam os demais competidores. Antes das provas, os jurados fazem uma reunião para reforçar os critérios de julgamento e expor possíveis conflitos de interesse para evitar que o profissional avalie familiares ou alguém que esteja em uma relação amorosa.
Avaliar a dança e a forma do outro se expressar pode ser uma atividade bem desafiadora, em especial por incluir subjetividade e interpretações pessoais. Para definir um princípio de avaliação único, os “3 Ts + AD” são os critérios analisados pelos jurados e cada um possui um peso diferente:
- Tempo (20%)
- Técnica (40%)
- Trabalho em casal (20%)
- Apresentação/etiqueta de dança (10%)
- Dificuldade (10%)
Cada critério engloba alguns tópicos na avaliação dos competidores. Para analisar a execução de todos esses critérios, os jurados ficam posicionados de modo que vejam todos, seja no meio dos competidores ou em alguma extremidade. Um grupo de jurados avalia quem conduz e outro quem é conduzido e apenas o Head Judge (Jurado Cabeça) julga todos os dançarinos, independente do papel, para definir os Alternativos em caso de empate.
Nas preliminares, os competidores são avaliados de forma individual e não recebem uma nota. Cada jurado registra se passaria, não passaria ou se deixaria como Alternativo. Embora não haja nota, o sistema do Conselho utiliza números para representar a decisão dos jurados, sendo:
- 0 – Não passa o dançarino para a próxima etapa
- 10 – Passa o dançarino para a próxima etapa
- 4.1 – Primeira opção como Alternativo
- 4.2 – Segunda opção como Alternativo
- 4.3 – Terceira opção como Alternativo
Receber zero não significa que a pessoa dança mal, apenas que não passou para a próxima etapa. Ser Alternativo significa que o dançarino foi bem, mas não o suficiente para estar entre os melhores e tem chance de avançar na competição. Após cada um registrar suas avaliações, o sistema da BZDC soma as definições dos jurados e indica os finalistas.


Na etapa final, analisam a performance do casal e cada jurado elenca a colocação, do 1º ao último lugar, de cada dupla. Para um mesmo casal um jurado pode atribuir o 1º lugar e para outro jurado o 9º lugar é o mais adequado,. Como a dança é arte, há espaço para essa discrepância entre os profissionais, pois considera a interpretação de cada um. Para chegar em uma decisão final é considerada a maioria das colocações.
Larissa Thayane, Head Judge na maioria das competições em que participa, não recomenda os avaliadores a definirem as colocações ao final de cada apresentação. Ela orienta que os jurados deem uma nota de 0 a 10 para cada apresentação e no final de todas, escolham os destaques a partir da nota.
Competidores avançam nas divisões ao adquirir certo número de pontos. Nenhum ponto é concedido nas preliminares, então apenas os melhores da competição (e finalistas) alcançam pontuação. Tier é como o BZDC determina a quantidade de pontos que os finalistas devem ganhar em uma competição. A quantidade de pontos de cada um dos finalistas muda conforme o número de competidores de um mesmo papel nas preliminares. Isso acontece pois se entende que competir entre 40 condutores é mais difícil do que 15, por exemplo. A pontuação é contabilizada na plataforma do Conselho.

Pontuação dos finalistas

Pontuação do Jack and Jill do Brazilian Zouk Dance Council | Crédito: BZDC – Regras e Guia para competidores
Para compreender a lógica dos pontos, vamos a um exemplo. No Rio Zouk Congress 2022, na divisão Novice havia 36 Leaders e 68 Followers. No resultado do Novice, os campeões tiveram pontuações diferentes. Vanessa Gagliardi ganhou 15 pontos e Adriano Tavares recebeu 10, já que cada papel (Leader e Follower) estava em um Tier em função da diferença no número de competidores. Como Vanessa competiu contra mais de 60 Followers (Tier 3) e como ficou em 1º, ganhou 15 pontos na competição.
Além da pontuação, os competidores recebem a premiação de acordo com o que foi estabelecido com a organização do evento. Em geral se oferece troféus e/ou medalhas para 1º, 2º e 3º lugares. Para além do reconhecimento ao mérito, há outros frutos dentro da competição. Carol Correa, 29 (RJ), professora de dança de salão, compartilha que, geralmente, os maiores ganhos são de quem não chega ao pódio. “Os outros reconhecem o valor dela, comentam que dançou muito bem e não acreditam que não ganhou. Isso dá visibilidade porque depois a pessoa vai te chamar para fazer uma aula particular, porque gostou da forma como você se entregou naquele momento”, explica. Por esta razão a profissional sugere ao competidor/a entender qual seu objetivo dentro da competição e não se frustrar se não for vitorioso/a.


Jack and Jill Oficial em eventos
Nem todas as competições de Jack and Jill são oficiais, ou seja registradas pelo Brazilian Zouk Dance Council. Mas todas as competições do BZDC, tanto as antigas quanto as futuras, podem ser visualizadas no site do Conselho. É possível encontrar também informações do calendário, dos resultados das competições, dos painéis de jurados e de dançarinos, bem como do ranking de dançarinos a nível mundial.
Ao observar o histórico de edições, das quase 300 competições, apenas 35 foram realizadas no Brasil, o que gera insatisfação entre os brasileiros. Um dos argumentos do aborrecimento é que dançarinos e profissionais internacionais têm mais acesso à competições e por consequência, maior pontuação, que os brasileiros, criadores da dança. Os profissionais se sentem prejudicados, pois não tem condições de viajar para outros países para competir.
Contudo, o número de competições no Brasil está aumentando. Até novembro de 2023 apenas 15 competições tinham sido realizadas e em 14 meses, mais 20 competições aconteceram.
Dados históricos do Jack and Jill BZDC
- 298 competições BZDC realizadas até janeiro de 2025
- 35 competições realizadas no Brasil até janeiro de 2025
- 2014 – primeira competição da história, no Casa do Zouk em Gold Coast, na Austrália;
- 2016 – primeira competição feita no Brasil, no Rio Zouk Congress, no RJ. De 2016 a 2019, as competições só aconteciam no Rio de Janeiro;
- 2020 – primeiro Jack and Jill de São Paulo, no International Zouk Congress;
- 2021 – primeiro J&J do Centro-Oeste, em Brasília (DF) no Jack and Jill Muvon;
- 2023 – primeiro J&J do Nordeste, em Feira de Santana (Bahia), no Embrazouk Congress;
- 2024 – primeiro J&J do Sul do Brasil, em Florianópolis (SC), no Zouk Hour.
Distribuição de Jack and Jill pelas regiões brasileiras
- 20 – Sudeste
- 07 – Nordeste
- 04 – Centro-Oeste
- 03 – Sul
- zero – Norte
Fonte: site do Brazilian Zouk Dance Council
Um dos motivos para os eventos brasileiros não adotarem o J&J oficial, segundo organizadores de congressos, é pelos gastos gerados. É preciso pagar a taxa de inscrição para ser feita a manutenção do site, bem como os profissionais envolvidos – jurados, mestre de cerimônias (MC), DJs, etc. Outro são pelas demandas na organização.
Larissa garante que os custos da competição se pagam, pois há a cobrança dos competidores da inscrição e que quando é a primeira vez que faz o oficial, pode negociar várias coisas. “O Conselho dá um norte de quanto custa, mas não precisa ficar naquele valor, tudo é conversado e a negociação com DJ e com o MC é responsabilidade da organização do evento”, ressalta. Pela inexperiência, a primeira organização da competição é difícil, mas nas próximas o processo flui melhor. A profissional visualiza um cenário de crescimento para as competições no Brasil.
“É só o pessoal perder o medo da organização da competição, mais do que dinheiro, ouço ‘Ah, é muito trabalho’ e realmente é no início, mas depois fica fácil.”
Leia a reportagem completa!